Importar/obter ficheiros das companhias

Modificado em Sat, 11 Nov 2023 às 10:25 AM

É possível obter ficheiros diretamente das companhias de seguros, poupando-lhe tempo administrativo no arquivo de documentação e disponibilização da documentação para o cliente. Ex: obter carta verde.


Companhias que suportam esta funcionalidade (por ordem alfabética)

Ageas, Allianz, Fidelidade e Tranquilidade


Este artigo tem como objetivo a explicação de como utilizar esta funcionalidade, se ainda não configurou o acesso com estas companhias, saiba como configurar em Configurar acesso para documentos das companhias

Só depois de configurado o acesso à funcionalidade, poderá continuar a ler o artigo.


Como utilizar no Libax Seguros

Em cada apólice e recibos das companhias que suportam esta funcionalidade, está disponível a opção "Importar/obter ficheiro da companhia" na zona do respositório de ficheiros conforme imagem seguinte:

Na imagem em cima podemos ver que já foi obtida a carta verde. 

A Tranquilidade apenas disponibiliza esta funcionalidade nos recibos.

Ao escolher a opção para obter ficheiros da companhia, irá poder escolher quais os documentos que pretende obter na imagem seguinte:



Na imagem em cima, é visível as opções disponíveis para um recibo. As opções em cima são as disponibilizadas pela Fidelidade. A Tranquilidade pode apresentar outras opções.

Pode de escolher um ou mais ficheiros a obter da companhia. É apresentada a lista de ficheiros disponibilizados pela funcionalidade, no entanto pode haver documentos que não se enquadram no registo que está a consultar. Por exemplo se pedir para obter o ficheiro de recibo de estorno mas na verdade está perante um recibo de prémio, irá obter um erro.


Guardar ou não guardar, eis a questão

Com a opção "Guardar nos ficheiros" selecionada, o ficheiro é obtido da companhia e guardado no seu repositório de ficheiros. Desta forma fica com o ficheiro do seu lado criando assim um repositório próprio. Poderá alterar o título, colocar uma descrição e disponibilizar ou não na área de cliente. Com esta opção ativa, poupa tempo para futuras consultas de forma a que no futuro não precisa de invocar novamente a funcionalidade para obter o ficheiro.

No entanto, com esta opção selecionada, irá gastar espaço para ficheiros da sua conta Libax.


Com a opção desligada, o ficheiro é obtido da companhia ficando apenas disponível no seu dispositivo. Útil se não pretende ter um repositório próprio, mas no futuro se precisar de consultar novamente o ficheiro terá de invocar novamente a funcionalidade e além disso o cliente ao consultar a área privada terá de invocar a funcionalidade para obter o ficheiro.


Como utilizar no Libax Pages

Caso tenha um perfil no Libax Pages, poderá facilmente configurar áreas de cliente.

Os clientes ao entrarem na área de clientes, vão ter visível a opção de "ficheiros" junto das apólices e recibos conforme imagem seguinte:

No exemplo em cima são visíveis 3 recibos sendo que dois estão pendentes.


Ao entrar na área de ficheiros do último recibo, o cliente vai ver a lista de ficheiros já disponíveis tal como pode ver na imagem seguinte:


Na imagem em cima podemos ver que a carta verde já está disponível e depois ser transferida com um simples clique no ficheiro.

No entanto, está também disponível a opção "Obter documento" caso o cliente pretenda obter mais algum ficheiro que não esteja na lista. Pode por exemplo obter a fatura/recibo do recibo de prémio.


Na imagem seguinte podem ver as opções disponíveis quando se clica na opção "Obter documento":


Importa salientar que um ficheiro obtido através da área de cliente, não será guardado no repositório do Libax.


Como utilizar na App mobile

Na app mobile para os seus clientes, esta funcionalidade está disponível tal como está no Libax Pages, ou seja, o seu cliente tem autonomia para obter ficheiros diretamente da companhia, poupando-lhe tempo administrativo.

À semelhança do Libax Pages, o cliente só tem de entrar na zona de ficheiros da apólice ou do recibo. Poderá transferir os ficheiros já disponíveis na lista ou obter o ficheiro diretamente da companhia caso não esteja na lista, tal como podemos ver na imagem seguinte:


Notas


Caso não seja possível obter o documento por falta de configurações ou a companhia não disponibiliza esta funcionalidade no contexto onde está o utilizador (por exemplo na Tranquilidade não é possível obter ficheiros pela apólice, apenas pelos recibos), é apresentada uma mensagem a sugerir o contacto com o agente tal como se vê na imagem seguinte:



Esta mensagem irá aparecer para o cliente quando utilizar a app ou visualizar a área de cliente no Libax Pages

Este artigo foi útil?

Isso é ótimo!

Obrigado pelo seu feedback

Lamentamos por não termos podido ajudá-lo(a)

Obrigado pelo seu feedback

Diga-nos como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um motivo

Comentário enviado

Agradecemos o seu esforço e iremos tentar corrigir o artigo