Apólices - Alteração massiva dos canais de venda

Modificado em Tue, 25 Jul 2023 às 05:55 PM

A alteração massiva dos canais de venda pode ser muito útil tanto nas apólices e/ou entidades pois reduz o trabalho manual de aceder a cada apólice/entidade e fazer a alteração.


Para fazer a alteração, neste caso específico das apólices, primeiro, deve fazer-se uma exportação de todas as apólices existentes no Libax.


Seguros -> Apólices -> Procurar apólices -> Exportar em formato Libax



Consulte aqui, todas as informações do formato Libax.


Ao abrir o ficheiro, deveremos concentrar-nos nas colunas AB e AF (parceiro, mediador, comercial, gestor e origem).


Nota importante: os nomes a colocar em cada linha (respetivo ao cliente), devem estar exatamente iguais como na ficha dos parceiros (Seguros -> Parceiros)


Exemplo prático: Atribuir às apólices a parceira Susana Lopes enquanto comercial - Coluna AD)



Após a atribuição estar completa, deve guardar-se o ficheiro em CSV e o nome, segundo as regras do formato Libax, deve iniciar sempre por "Libax", depois fazer a importação no Libax.


Seguros -> Importação -> selecionar a companhia* -> Seguinte -> Canais de venda: Selecionar automático, nos níveis que tiverem sido atribuídos parceiros -> Substituir canais de venda: "sim" -> Confirmar


* Se escolhermos apenas uma companhia, apenas serão alterados os canais de venda das apólices contidas no ficheiro da companhia em questão. Deve carregar-se o mesmo ficheiro nas várias companhias para alteração em todas as companhias.




Importante não esquecer de deixar a opção "Substituir canais de venda": "sim" para que os canais de venda nas apólices sejam eliminados e consideradas as opções que definir. Caso contrário, apenas serão preenchidos os canais de venda que estiverem vazios nas apólice, não substituindo os já preenchidos.


Compreender as opções

  • "Não definido", o canal de venda será eliminado, independentemente do que estiver no ficheiro;
  • Escolher um canal de venda na lista, será atribuido o canal de venda escolhido, independentemente do que estiver no ficheiro;
  • "Automático", será definido o canal de venda que estiver no ficheiro.


Dica: se não pretende alterar o escritório ou se o ficheiro que estiver a importar pertencer a vários escritórios, deixe a opção "automático" no campo escritório. Caso deixe a opção "Não definido" no escritório e com a opção de substituir canais de venda ativa, o escritório será desassociado.



Ao confirmar, a importação fica a decorrente como habitualmente.



Vídeo que demonstra o processo


Dica: pode utilizar este processo para alterar os campos das apólices, recibos ou entidades

Este artigo foi útil?

Isso é ótimo!

Obrigado pelo seu feedback

Lamentamos por não termos podido ajudá-lo(a)

Obrigado pelo seu feedback

Diga-nos como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um motivo

Comentário enviado

Agradecemos o seu esforço e iremos tentar corrigir o artigo