Códigos de companhias

Modificado em Mon, 15 Apr 2024 às 04:48 PM

Neste artigo ficará a saber como fazer a configurar dos códigos das companhias para que a alocação de parceiros seja feita automaticamente durante o processo de importação.


Para que a carteira seja alocada automaticamente aos parceiros durante o processo de importação pode associar os códigos das companhias aos parceiros. 


Atribuir códigos nos vários níveis

Ao ser lido o código da companhia, será pesquisado qual o parceiro que tem esse código e qual o nível a atribuir. É assim possível definir o mesmo código em vários níveis e desta forma conseguir que as apólices fiquem com a estrutura completa em vez de ser utilizado apenas para alocar um parceiro. Esta definição é feita na ficha do parceiro na opção “Companhias”.


Um exemplo de configuração de um código da companhia

Imagine que o código 123 na Tranquilidade serve para identificar a agência de Guimarães mas para a sua estrutura, a agência de Guimarães está dependente de um coordenador da zona norte e pretende também que as apólices dessa agência ficam também alocadas ao diretor da agência.


Assim, deve em primeiro ligar definir os níveis de categorias de parceiros da seguinte forma: Coordenador, Diretor, Agência.

Em seguida o código 123 da Tranquilidade tem de ser definido da seguinte forma nos parceiros:

Coordenador: 123

Diretor: 123_1#

Agência: 123_2#


Finalmente, o último passo a ter em conta é colocar na configuração dos web services a opção “Automático” nos canais de venda para que o sistema de importação faça o procedimento automático de alocação de parceiros.


Em resumo, basta acrescentar o sufixo do nível e o carater “#” para que o sistema faça a alocação no nível que pretende. Pode utilizar 5 níveis, sendo que o primeiro não tem sufixo.


Exportação/importação códigos companhias

De facto, pode configurar parceiro a parceiro e código a código, mas existe uma maneira de configurar tudo de uma só vez através de um ficheiro matriz em excel. Desta forma fica mais fácil a gestão dos códigos das companhias, principalmente quando a tem uma estrutura de parceiros grande para gerir.


fig. 1. Esta funcionalidade está disponível em parceiros -> códigos de companhias


Para utilizar esta funcionalidade comece por exportar o ficheiro para excel.

Depois coloque os códigos nas companhias respetivas e identifique os parceiros no nível correto.

Finalmente, guarde o ficheiro em csv e volte a importar o ficheiro no módulo onde exportou.


Durante a importação o sistema irá apagar códigos que já não constam do ficheiro e definir todos os códigos de acordo com o ficheiro.


Regras para o ficheiro

O ficheiro tem de ter o cabeçalho com as categorias de parceiro e companhias.

Para identificar o parceiro é necessário respeitar o formato seguinte: número do parceiro – nome do parceiro. Na verdade, o que interessa mesmo é o número do parceiro. O nome é apenas para ser mais fácil identificar o parceiro no excel. Assim, certifique-se que está a colocar o número do parceiro corretamente.

fig. 2. Exemplo de um ficheiro para configuração de códigos a associar a uma estrutura


Caso pretenda atribuir mais do que um código numa companhia para o mesmo parceiro, pode separar os códigos com o caracter “\”. Imagine que na Tranquilidade, o parceiro tem os códigos 123 e 321, então no excel tem de colocar 123\321.


Dica: se pretende obter uma lista com os números de parceiros, pode exportar uma lista em parceiros -> procurar parceiros -> exportar.


Este artigo foi útil?

Isso é ótimo!

Obrigado pelo seu feedback

Lamentamos por não termos podido ajudá-lo(a)

Obrigado pelo seu feedback

Diga-nos como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um motivo

Comentário enviado

Agradecemos o seu esforço e iremos tentar corrigir o artigo