É possível cobrar recibos nas companhias através do Libax sem ser preciso entrar nas plataformas da companhia. Desta forma, poupa tempo administrativo e evita algum esquecimento de cobrar algum recibo.
Companhias que suportam esta funcionalidade (ordem alfabética): Allianz, Fidelidade, Lusitania, Tranquilidade, Zurich
Para utilizar esta funcionalidade é necessário ter configurado os web services das companhias referidas e ter pelo menos a permissão de "administrativo cobrador" nas permissões do Libax Seguros.
Nota sobre Zurich
Em relação à Zurich, deve ainda garantir que o gestor de boletim que escolheu no Myzurich é o responsável de cobranças que escolheu no serviço de integração são o mesmo. Caso escolha utilizadores diferentes, quando tentar cobrar recibos pelo Libax irá obter o erro "Utilizador parameterizado não é gestor de boletins prestação de contas ou agente responsável."
Nota sobre Fidelidade
É necessário identificar o campo UTILIZADOR na configuração dos web services com esta companhia.
Utilizar a funcionalidade
Pode entrar nesta funcionalidade em seguros -> recibos -> cobrar recibos na companhia
Comece por identificar os recibos que pretende marcar como cobrados na companhia. Não é necessário identificar o número completo do recibo e pode apenas escrever uma parte do número. Todos os recibos com número semelhante serão selecionados.
A utilização desta funcionalidade diretamente aplica-se quando pretende cobrar recibos na companhia porque não utiliza a tesouraria do Libax ou pretende cobrar recibos antes de registar na tesouraria posteriormente.
fig1. exemplo de lista de recibos a considerar como cobrados na companhia
São apresentados recibos cujas companhias estejam integradas no Libax para cobrança em tempo real e que estejam no Libax com situação na companhia como não regularizado.
No final terá de confirmar quais as configurações a utilizar para estabelecer a ligação com a companhia. Serão mostradas as companhias envolvidas de acordo com os recibos selecionado.
A informação de cobrança varia bastante entre companhias. É normal haver companhias que pedem mais informação que outras para finalizar o processo de cobrança.
- No caso da Tranquilidade, será necessária autenticação por utilizador e não por agente. Assim, o sistema irá redirecionar o utilizador para a página de autenticação da Tranquilidade caso não esteja autenticado.
- No caso da Zurich, onde diz "Agente cobrador" é necessário colocar o Nº do agente (ZUPIS).
fig 2. exemplo de finalização quando há recibos de duas companhias na lista de cobrança
Cobrar em tesouraria e na companhia
O passo de cobrança na tesouraria e na companhia é o passo é o mais usual visto que normalmente um recibo só deve ser cobrado na companhia após receber o valor do cliente, ou seja, após registo do movimento na tesouraria.
Se está a registar um movimento em caixa e pretende marcar o(s) recibos como pagos na companhia sem ter de entrar na plataforma das companhias, antes de confirmar o movimento de tesouraria, deixe a opção “Cobrar na companhia” selecionada.
fig 3. imagem da opção que irá levar para o passo da confirmação de cobrança dos recibos envolvidos nas companhias
Após confirmar o movimento será redirecionado para a zona de confirmação de recibos a cobrar nas companhias que foram envolvidos no movimento de tesouraria. Poderá adicionar ou remover recibos no passo da confirmação da cobrança com as companhias.
Nota: apenas serão mostrados os recibos das companhias de seguros que suportam esta funcionalidade e que tenham os web services configurados.
Relatório das tarefas e dispensa de responsabilidade
Após confirmação dos recibos que pretende cobrar nas companhias, são lançadas tarefas para os web services.
As tarefas serão executadas imediatamente e ficam disponíveis para consulta no módulo de importação -> web services.
Se ocorrer algum erro na comunicação com os web services das companhias, receberá uma notificação por e-mail. Nesse caso, se pretende mesmo cobrar o recibo na companhia, faça essa ação na plataforma da companhia.
Se a cobrança foi feita com sucesso, não receberá nenhum e-mail, o recibo ficou cobrado de facto e a tarefa fica registada no histórico dos web services das companhias envolvidas pelo menos um mês.
É sempre da responsabilidade do agente ter a certeza que os recibos pretendidos ficaram cobrados. Para isso, é aconselhável observar o histórico de tarefas em seguros -> importação -> web services -> entrar na companhia desejada -> observar o histórico.
É aconselhável também visualizar periodicamente as listagens de recibos pendentes em seguros -> recibos.
Este artigo foi útil?
Isso é ótimo!
Obrigado pelo seu feedback
Lamentamos por não termos podido ajudá-lo(a)
Obrigado pelo seu feedback
Comentário enviado
Agradecemos o seu esforço e iremos tentar corrigir o artigo