Power BI

Modificado em Mon, 11 Sep 2023 às 05:51 PM

O Power BI é um serviço de análise de negócios da Microsoft. O objetivo do Power BI é fornecer visualizações interativas e recursos de business intelligence com uma interface simples para que os utilizadores finais criem os seus próprios relatórios e dashboards.

Com esta ferramenta, deixa de estar dependente dos relatórios disponíveis no Libax Seguros. Pode facilmente criar os seus próprios relatórios ou solicitar-nos a criação de um relatório à sua medida.


Existem duas formas de utilizar o Power BI com o Libax:



  • Opção 1: Subscrição do serviço Power BI + Libax


Este serviço consiste em ter uma conta "Pro" no serviço cloud do Power BI onde poderá aceder a uma biblioteca de relatórios disponibilizada pelo Libax ou relatórios elaborados especificamente para a sua empresa de acordo com as suas necessidades específicas.



Par ter acesso a este serviço, basta entrar em contacto connosco e fazer uma subscrição mensal para ter o serviço ativo.


O acesso a estes relatórios é feito através do link https://app.powerbi.com/


Manual de utilização: Tem à disposição um manual intuitivo para saber interpretar a bliblioteca de relatórios disponíveis no final deste artigo.



Ambiente de desenvolvimento ou recorrer a especialistas


Caso considere que os relatórios disponibilizados não satisfazem o pretendido, poderemos disponibilizar um ambiente de desenvolvimento onde poderá desenvolver os seu próprios relatórios ou pode recorrer aos parceiros de apoio do Libax para solicitar relatórios de acordo com as suas necessidades. Conhecer a lista de parceiros Libax





  • Opção 2: Utilizar o Power BI através da API do Libax


O que precisa de ativar no Libax para usar a API?

Para que a informação fique disponível no seu Power BI, é necessário conceder permissões de acesso à API do Libax Seguros.


1) Entre normalmente na sua empresa no Libax Seguros -> Configurações (roda dentada) -> Permissões


2) Observe o endereço da página e anote o parametro "AgentID" porque vai precisar de saber este código mais tarde.

No exemplo da imagem, o agentID é 76, é este número que deve anotar.


3) No utilizador que pretende utilizar no Power BI, escolha a opção "Editar permissões" e escolha "Sim" na opção "Leitura" conforme imagem seguinte:



Como obter o Power BI?

Existe uma versão paga, mas o Power BI Desktop é gratuito. 

Transfira e instale o Power BI Desktop em https://powerbi.microsoft.com/pt-pt/desktop/

Transferir através da store do windows (aconselhável para receber atualizações)


  • Opção 3: Subscrição do serviço Power BI desenvolvido por especialistas


À semelhança da primeira opção, ao escolher esta alternativa, terá também acesso a uma solução "chave na mão", contudo, com algumas características distintas:


- O desenvolvimento será efetuado pela nossa equipa de parceiros da Be2 Transform;

- Estará disponível uma versão móvel (opcional);

- Terá acesso a um canal de apoio mensal disponibilizado pelos nossos parceiros.



  • Opção 4: Relatórios por medida através do acesso à base SQL


Esta opção permite-lhe personalizar os relatórios de acordo com as suas preferências. O que é o SQL? Trata-se do formato que lhe proporciona acesso a toda a sua base de dados (todos os dados) para que possa criar relatórios de acordo com as suas necessidades. A publicação dos relatórios é efetuada pelo Libax, com base na tabela de preços


Esta opção permite-lhe criar relatórios personalizados de acordo com as suas necessidades. O SQL é a tecnologia que lhe proporciona acesso a toda a informação da sua base de dados, permitindo-lhe criar relatórios de forma flexível. Isto significa que pode personalizar os relatórios de acordo com as particularidades do seu negócio. Analisando os  benefícios: poupa tempo, uma vez que não é necessário perder horas a ajustar relatórios genéricos, fornece insights mais detalhados, permitindo-lhe analisar informações específicas cruciais para as suas operações e, melhora a tomada de decisões, uma vez que terá informações precisas e relevantes.


Com o SQL, pode criar relatórios que apresentam o desempenho de vendas de produtos específicos em diferentes escritórios ou o histórico e retenção de clientes. Relativamente ao marketing, pode criar relatórios que acompanham o desempenho de campanhas (casos), etc. As possibilidades são vastas e adaptáveis às suas necessidades.


Em suma, o SQL oferece uma poderosa forma de trabalhar com dados.


Este artigo foi útil?

Isso é ótimo!

Obrigado pelo seu feedback

Lamentamos por não termos podido ajudá-lo(a)

Obrigado pelo seu feedback

Diga-nos como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um motivo

Comentário enviado

Agradecemos o seu esforço e iremos tentar corrigir o artigo